quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Juventude e Violência - produção dos educandos

Criminalidade e Juventude 2


Uma notícia recentemente divulgada tem causado muita polêmica, o Governo Federal, Unicef e UERJ, fizeram um estudo com 267 municípios brasileiros com mais de 100 mim habitantes, e descobriram que até 2012, 33 mil adolescentes brasileiros serão assassinados antes de completarem 19 anos de idade; esse dado consta do UHA ( índice de homicídios na adolescência).

As cidades com maior IHA são Maceió, com IHA de 6,03, Recife IHA 6, Rio De Janeiro IHA 4,9, Natal IHA 2 e a cidade com maior numero foi Foz do Iguaçu com IHA de 9,7.

O estudo também observou que o risco de ser assassinado no Brasil é 2,6 maior entre adolescentes negros que entre brancos e 11,9 vezes maior para homens.

Os números são extremamente alarmantes o Brasil está perdendo gerações inteiras para violência. As maiores vitimas dessa catástrofe tem um perfil bem conhecido, geralmente são jovens em sua maioria pobres, homens e negros, estes não tem nenhum tipo de Educação, não tem comida, casa auxilio nenhum, quase sempre são filhos de pessoas carentes que também não tiveram ajuda nenhuma; estes jovens são privados de serem crianças, terem uma infância, conseqüentemente o adolescente acaba indo para rua e encontrando na criminalidade uma fonte de sobrevivência.

Na minha opinião o Brasil tem que rever suas prioridades, já que praticamente 13 adolescentes irão perder a vida diariamente para a violência, o Brasil é uma das nações mais desiguais do mundo, é importante que a sociedade abra seus olhos, e se preocupe mais com essas vidas perdidas na adolescência. A carência sócio-econômica e ineficiência da política publica favorece e muito o envolvimento de jovens com a criminalidade, principalmente nas grandes periferias. Acho que a base para reverter esses dados é principalmente dar estudo a todos, independente da raça, cor ou idade,pois quando estão na escola , não estão na rua se envolvendo com o tráfico, prostituição... Isso é uma atitude que a longo prazo dará uma diferença muito grande na criminalidade brasileira.
escrito por Jessica Lima - aluna 3º ano Escola Estadual Lysimaco Ferreira da Costa - Curitiba - PR






Juventude e Violência 1
A sociedade atualmente vem levando uma vida fútil, preocupados apenas com si próprios e incapaz de olhar para o lado e perceber a realidade.
Estamos em tempos onde pessoas morrem e são mortas todos os dias pela incompaixão e a frivolidade do próximo, pela incapacidade que todos temos de não tentar ajudar.
Os dados são assustadores: 33 mil adolescentes serão assassinados em sete anos no Brasil, vítimas da violência, é o que foi constatado na pesquisa feita pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
A violência está em todo o lugar. E a hipocrisia dos nossos governantes também. Pessoas que recebem para garantir os nossos direitos básicos, na realidade não ligam para o que está ocorrendo. Fingem que a população vive em uma “novela” onde os problemas são facilmente resolvidos. Se fecham para um realidade, não percebem que estamos em uma situação crítica e que a segurança de todos está ameaçada, conseqüência da má administração do governo.
E qual será a solução para esse problema? Será que teremos que esperar o filho de algum deputado ou senador morrer para tomarem uma providencia?
É incontroverso que alguma coisa precisa ser mudada, mas infelizmente isso não ocorrerá rápido.
Acreditar que a única salvação para esses problemas está na nova geração de políticos que nós iremos dar o poder e devemos cobrar uma mudança buscando mudar a nossa sociedade, buscando um pouco de compaixão e consideração com os outros.

escrito por Marcela Bet - 3º ano Escola Estadual Lysimaco Ferreira da Costa - Curitiba - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário